sábado, 7 de janeiro de 2012

Ainda insistem nessa fase trágica de nossa história!

O que segue abaixo é a mais pura demostração da insensibilidade para com o ser humano, países ditados por uma religião extrema e rígida, como no Oriente Médio se revoltam e lutam, sacrificando as próprias vidas para se libertarem das correntes ditatoriais de seus governos, enquanto pessoas ingnorantes sussitam uma tese maquiada e falsa de uma época em  que se tinha apenas o direito, de não ter direito algum, marcado pela opressão e banimento de qualquer forma de expressão ou  liberdade, ondas de terrorismo, mídia manipulada, planos mentirosos( Plano Cohen foi um documento escrito pelo capitão integralistaOlímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto -, a pedido de João salgado filho[carece de fontes], líder da Ação Integralista Brasileira, de ideologia nacionalista, com a intenção de simular, supostamente para efeitos de estudo, uma revolução comunista noBrasil. O plano foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado que permitiria a Getúlio Vargas perpetuar-se na Presidência do país [carece de fontes].
Ele foi descoberto pelo governo no dia 30 de setembro de 1937. O objetivo desse plano, era tomar o poder. Havia dois candidatos para as eleições presidenciais marcadas para 1938: José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira. O plano era para que o presidente Getúlio Vargas fosse 'acusado' de tentar tomar o poder de um desses candidatos, mas depois se descobriu que fora forjado por um adepto do integralismo, o capitão Olímpio Mourão Filho, que daria início ao golpe de 1964. Há várias versões e dúvidas sobre o Plano Cohen: Os integralistas negam ainda hoje participação deles no golpe de estado do Estado Novo, atribuindo ao general Góis Monteiro a transformação de um relatório feito pelo Capitão Mourão em um documento oficial: O dito Plano Cohen. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Cohen) Uma mostra simples da mente militar, sem falar nas torturas,(O período conhecido como Ditadura Militar durou de 1964 a 1985. Neste intervalo, vários inquéritos e depoimentos apontaram a tortura física e psicológica como expediente utilizado por membros do governo e grupos militares com o objetivo de controlar a população. Assim, vou apresentar, nesta lista, 10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar.

Cumpre ressaltar que já foram catalogados mais de 100 métodos de tortura. Assim, esta lista é resumidíssima. Devemos lembrar para que este episódio não mais se repita em nosso país. Para conhecer mais sobre a Ditadura Militar, sugerimos a leitura dos seguintes artigos.
Filmes sobre a Ditadura Militar
Vídeo: Os anos de chumbo
Vídeo: Regime Militar
Todos os artigos sobre a Ditadura Militar

Se você gosta de listas de história e quer conhecer outras curiosidades nestes últimos 4 milhões de aninhos, fique ligado nos seguintes artigos.
Listas de História: o que são e para que servem?
Todas as listas de história

E aproveite para acompanhar o blog nas redes sociais.
Que tal curtir o História Digital no Facebook?
Siga o @historiadigital no Twitter

1- Pau-de-Arara



Pau-de-Arara consistia numa barra de ferro que era atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o conjunto colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca era utilizado isoladamente, seus complementos normais eram eletrochoques, a palmatória e o afogamento. 

2- Choque Elétrico



Choque Elétrico foi um dos métodos de tortura mais cruéis e largamente utilizados durante o regime militar. Geralmente, o choque dado através telefone de campanha do exército que possuía dois fios longos que eram ligados ao cor­po nu, normalmente nas partes sexuais, além dos ouvidos, dentes, língua e dedos. O acusado recebia descargas sucessivas, a ponto de cair no chão.

3- Pimentinha



Pimentinha era uma máquina que era constituída de uma caixa de madeira que, no seu interior, tinha um ímã permanente, no campo do qual girava um rotor combinado, de cujos termi­nais uma escova recolhia corrente elétrica que era conduzida através de fios. Essa máquina dava choques em torno de 100 volts no acusado.

4- Afogamento



No Afogamento, os torturadores fechavam as narinas do preso e colocavam uma mangueira, toalha molhada ou tubo de borracha dentro da boca do acusado para obrigá-lo a engolir água. Outro método era mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água (ou até fezes), forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento.

5- Cadeira do Dragão



Cadeira do Dragão era uma espécie de cadeira elétrica, onde os presos sentavam pelados numa cadeira revestida de zinco ligada a terminais elétricos. Quando o aparelho era ligado na eletricidade, o zinco transmitia choques a todo o corpo. Muitas vezes, os torturadores enfiavam na cabeça da vítima um balde de metal, onde também eram aplicados choques.

6- Geladeira



Na Geladeira, os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. Os presos ficavam na "geladeira" por vários dias, sem água ou comida.

7- Palmatória



Palmatória era como uma raquete de madeira, bem pesada. Geralmente, esta instrumento era utilizado em conjunto com outras formas de tortura, com o objetivo de aumentar o sofrimento do acusado. Com a palmatória, as vítimas eram agredidas em várias partes do corpo, principalmente em seus órgãos genitais.

8- Produtos Químicos



Haviam vários Produtos Químicos que eram comprovadamente utilizados como método de tortura. Para fazer o acusado confessar, era aplicado soro de pentatotal, substância que fazia a pessoa falar, em estado de sonolência. Em alguns casos, ácido era jogado no rosto da vítima, o que podia causar inchaço ou mesmo deformação permanente.

9- Agressões Físicas



Vários tipos de Agressões Físicas eram combinados às outras formas de tortura. Um dos mais cruéis era o popular "telefone". Com as duas mãos em forma de concha, o torturador dava tapas ao mesmo tempo contra os dois ouvidos do preso. A técnica era tão brutal que podia romper os tímpanos do acusado e provocar surdez permanente.

10- Tortura Psicológica



De certa forma, falar de Tortura Psicológica é redundância, considerando que toda o tipo de tortura deixa marcas emocionais que podem durar a vida inteira. Porém, haviam formas de tortura que tinha o objetivo específico de provocar o medo, como ameaças e perseguições que geravam duplo efeito: fazer a vítima calar ou delatar conhecidos.Fonte: http://www.historiadigital.org/2011/08/10-torturas-da-ditadura-militar.html

Com tantos fatos ainda me deparo com esse tipo de texto:

GOVERNO MILITAR – 22 ANOS ( DÊ SUA OPINIÃO)

-Duplicação da via Dutra em 1967 e sem os pedágios de hoje, andava-se gratuitamente. 

-Duplicação da rodovia Rio de Janeiro a Juiz de Fora e sem pedágios á época.
-Construíram a Ponte Rio - Niterói e acabou com o trajeto que tinha que ir a Magé em mais de 105 KM e colocou em 14 km a distancia.
- Criaram esse maldito do Proálcool, com o medo infundado de que o petróleo vai acabar um dia. Fortaleceram a Petrobrás que saltou de 75 mil barris pra 750 mil.
- Em 1971, no governo militar, o Brasil alcançou a posição de segundo maior construtor de navios no mundo.
Uma desgraça completa.
-Índice de criminalidade baixíssimos, pessoas dormiam de janela aberta, e criminosos mortos ou presos.
-Criação de hidroelétricas como Itaipu, Tucurui, Ilha Solteira e Jupia que tirou as pessoas de luz de velas. 
-Criação dos metros de BH, SP, RJ, Recife, Fortaleza e isso desafogou o trânsito nessas cidades.
- Os militares são muito estressados. 
Fazem tempestade em copo d'água só por causa de alguns assaltos a bancos, sequestros de diplomatas... 
ninharias que qualquer delegado de polícia resolve.
- Tiraram-nos o interesse pela Política, vez que os deputados e senadores daquela época não nos brindavam com esses deliciosos escândalos que fazem a alegria da gente hoje.
- Os de hoje é que são bons e honestos. 
Cadê os Impostos de hoje, isto eles não fizeram! Para piorar a coisa, ainda criaram o MOBRAL, que ensinou milhões a ler e escrever, aumentando mais ainda o poder desses empregados contra os seus patrões. 
-Nem o homem do campo escapou, porque criaram para ele o FUNRURAL, tirando do pobre coitado a doce preocupação que ele tinha com o seu futuro. Era tão bom imaginar-se velhinho, pedindo esmolas para sobreviver.
-Outras desgraças criadas pelos militares: 
Trouxeram a TV a cores para as nossas casas, pelas mãos e burrice de um Oficial do Exército, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, que inventou o sistema PAL-M. 

-Criaram ainda a EMBRATEL; 
TELEBRÁS; ANGRA I e II; INPS, IAPAS, DATAPREV, LBA, FUNABEM.

Tudo isso e muito mais os militares fizeram em 22 anos de governo. 
Pensa!! 
Depois que entregaram o governo aos civis, estes, nos vinte anos seguintes, 
não fizeram nem 10% dos estragos que os militares fizeram. Graças a Deus!

Ainda bem que os militares não continuaram no poder! Tem muito mais coisas horrorosas que eles,
os militares, criaram, 
mas o que está escrito acima é o bastante para dizermos:

"Militar no poder, nunca mais!!!", 
exceto os domesticados. 

Governos Pós Governo Militar – 1984 aos dias Atuais.
- Via - Dutra sob concessão da CCR e com 7 pontos de pedágio que contabilizam R$ 39,90 pra ir do RJ a SP. Só recebe melhorias naquilo que os militares fizeram.
-Hoje sob concessão da Concer e com 3 pedágios num total de R$ 24 reais.
-Ponte sobre concessão no Governo PSDB em 1995
-Criaram o Bolsa-Família, privatizaram a Vale do Rio Doce, Telebrás, Eletropaulo, Light Energia, Cosipa, AçoMinas, Acesita, UsiMinas... 
-Somente em 2000 voltou a produzir navios. Uma estagnação imperdoável.
-Presos com Bolsa Reclusão, quase 500 mil presos, Justiça Lenta, sensação de prisão dentro de casa, sensação de insegurança.
-Privatização dessas mesmas empresas.
-Grandes congestionamentos e ruas destruídas e estradas em péssimo estado de conservação.
- Mensalão, Lobby para deputados, Ministros ladrões, desvios de verba para paraísos fiscais.
- Ficha limpa não é usada, Deputados caçados no poder, Deputada Dança para o povo, Aumento de 65 por cento para vereadores de BH.
- Militares em vários Estados em Greve por serem desrespeitados no salário.

Agora que ta bom, antes era ruim.


Autor: desconhecido
Fonte:
http://renataaspra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário